Realizada com sucesso a oficina “Avaliação Formativa do Estudante: Várias maneiras de praticar”

No dia 29/11/2019, das 16h às 19h30, no LERT, da FMRP, ocorreu a Oficina “Avaliação Formativa do Estudante: Várias maneiras de praticar”.

Como facilitadores, estiveram presentes os docentes e membros do CDDE-FMRP: Profa. Dra. Anamaria Siriani, Prof. Dr. Marcos de Carvalho Borges e Prof. Dr. Luiz E. A. Troncon.

As metas e o conteúdo abordado, trataram de: apresentar e discutir aspectos conceituais importantes sobre a
avaliação formativa do estudante e do profissional em formação; discutir estratégias para prover devolutivas de provas de conhecimentos; apresentar conceitos subjacentes e discutir estratégias de devolutiva individual ao estudante (feedback) e a grupos e equipes (simulação com debriefing) após o desempenho de tarefas clínicas; apresentar e discutir a utilização de estratégias avaliativas para fomentar a aprendizagem; proporcionar oportunidades de troca de experiências entre participantes.

A oficina contou com 29 participantes, entre eles, estiveram presentes professores e preceptores dos cursos de graduação das profissões da saúde e programas de treinamento profissional pós-graduado (Residência Médica e Residência Multiprofissional); estudantes de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doc.) e de graduação. Além de colegas da FMRP, destacam-se também as participações de um pós graduando de Angola e professores de universidades particulares de Ribeirão Preto e também de Minas Gerais.

Ao final da oficina, os participantes puderam preencher fichas de saída e pré/pós testes para indicar o quanto/como os conhecimentos socializados tiveram impacto para seus aprendizados. Muitos passaram a ver a avaliação formativa com um processo mais amplo, múltiplo e também complexo, mas que, certamente, pode contribuir para o desenvolvimento efetivo do estudante, de forma global.