No dia 2/12/2019, a Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto participou do II Encontro do Núcleo de Estudos e Análises, do Instituto de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), em Uberaba – Minas Gerais.
Na ocasião, a professora e membro do CDDE, realizou a oficina sobre Desenvolvimento Docente para a Área da Saúde, compartilhando as experiências exitosas da FMRP, em dois quesitos: Gestão Educacional (Gestão e planejamento + a experiência em Desenvolvimento Docente da FMRP) e o apoio ao estudante (Equidade e Diversidade).
Destacou-se a estrutura a atual da FMRP no que tange ao cuidado com o ensino, com os estudantes, professores e relações (decisão institucional – gestão), explicando as atribuições e diferentes atuações de quatro instâncias e centros da FMRP: CAEG, CAEP, Humaniza FMRP – CDH e o próprio CDDE.
Em relação à Gestão Educacional, os pontos abordados foram:
- Marcos Regulatórios – Legislação
- Documentos e esferas de um programa educacional
- Atribuição dos gestores em diferentes níveis
- Aspectos Jurídico- Administrativo
Foi possível que os participantes pudessem refletir sobre os Projetos Pedagógicos de Curso, compreendo os limites e avanços desse importante instrumento para as Instituições de Ensino. Depois, os grupos também puderam discutir sobre temas “difíceis” para o professor, de modo a compartilhar ideias e saberes. Muitos dos cenários elencados não tiveram uma única resposta e muito menos uma única resposta correta, no entanto, o objetivo foi ajudar os participantes a perceberem que casos (difíceis), muitas vezes um coletivo pensa e decide melhor que o professor sozinho, em sua prática diária.
Já em relação ao Apoio ao Estudante, as discussões envolveram:
- Bem estar, Qualidade de Vida e Saúde Mental
- Atividade participativa: é papel da Universidade cuidar da saúde mental dos estudantes?
- O que cabe à Universidade
- Equidade e diversidade
- Aspectos da Comunicação não violenta e dos processos de Conversações Públicas
Alternando momentos de discussão, com dinâmicas em pequenos grupos e abertura para comentários e dúvidas, o dia transcorreu de maneira muito participativa. Os dizeres finais da oficina apontaram que o grupo sentiu-se muito satisfeito e mais bem preparado para tratar dos assuntos abordados, ajustando-os à suas realidades.