Atuação

As principais ações propostas são a oferta regular de cursos, oficinas de treinamento e oportunidades de consultoria educacional para todo professor e/ou preceptor que auxilie estudantes da FMRP-USP e residentes do Hospital das Clínicas da FMRP-USP em sua jornada rumo à formação profissional qualificada. Dentre as inciativas propostas para a atuação do CDDE merece destaque o Módulo Básico de Educação para as Profissões da Saúde (MB-EPS), que inclui um curso intensivo com atividades presenciais e com componente de educação à distância e tem duração de cinco semanas (carga horária total de 40 horas). Este MB-EPS tem sido oferecido semestralmente aos professores e preceptores ligados ao ensino da FMRP-USP e de todas as unidades do Complexo HC FMRP-USP.

Os temas centrais do módulo básico de educação nas profissões da saúde são: Princípios de Aprendizagem de Adultos (o docente como facilitador de aprendizagem); Planejamento e Desenho de currículos (o docente como gestor da atividade educacional); Estratégias Efetivas de Ensino e Aprendizagem (o professor educador); Avaliação do Estudante (Somativa e Formativa; avaliação de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras; avaliação de desempenho clínico); Elementos de gestão educacional e Avaliação de Programas Educacionais.

Além disso, o CDDE também oferece outras atividades de DD sobre temas gerais em educação, de acordo com as demandas da própria Faculdade e do HC FMRP-USP, no formato de oficinas e consultorias. Todas as atividades ofertadas pelo CDDE, incluindo naturalmente o MB-EPS, devem privilegiar a utilização de métodos ativos de ensino e aprendizagem, estimular a interação e a colaboração entre os participantes, fomentar a aprendizagem ativa, centrada em problemas e no aprendiz.

Além da capacitação básica e da atualização dos participantes nos temas relativos à EPS, um dos objetivos centrais do MB foi o de formar um grupo de professores que possa vir a constituir uma “comunidade de práticas”.  Na área do desenvolvimento docente, isso significa um grupo de pessoas que compartilham interesse genuíno bem definido na educação nas profissões da saúde, que interajam continuamente e que se apoiem mutuamente, de modo a manter acesas a discussão e a qualificação da prática docente na FMRP e na USP.