“Para ser bom professor, é preciso ter compaixão”, segundo ativista indiano

RIO – Um lugar onde o professor aprende, e o aluno ensina. Essa é a ideia do Barefoot College (em tradução livre, “Faculdade de Pés Descalços”), criada há 45 anos pelo indiano Sanjit “Bunker” Roy. Nascido em uma família abastada da Índia, o ativista social e educador mudou sua visão de mundo depois de morar, por vontade própria, por cinco anos em uma vila pobre do país. Depois dessa experiência, decidiu desenvolver uma universidade voltada para aqueles com menos condições.

A Barefoot conecta as comunidades rurais da Índia a energia solar, água, educação, profissões e defesa de direitos. Seus estudantes, principalmente as mulheres das aldeias mais pobres, aprendem, por exemplo, a instalar, construir e reparar painéis solares e bombas d’ água. As comunidades participantes criam um comitê que determina as taxas que os moradores vão pagar pelos painéis e identifica que moradores irão para a faculdade.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/para-ser-bom-professor-preciso-ter-compaixao-diz-ativista-indiano-23051077#ixzz5Qt8DnijI

Bunker Roy (Divulgação)

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...