Mais uma edição do Módulo Básico – CDDE concluída!

No dia 01/11/2019, ocorreu a sessão de encerramento da quinta edição do Módulo Básico para as profissões da saúde, promovido pelo CDDE.

A tarde começou com exercícios de aquecimento da voz, propostos pela profa. Aline Wolf, do curso de Fonoaudiologia.

Em seguida, os trabalhos envolveram discussões sobre Avaliação de Programas Institucionais e Gestão Educacional. Debateu-se sobre: as responsabilidades de cada instância para o funcionamento dos cursos de graduação, sobre os aspectos acadêmicos e administrativos, os âmbitos de governabilidade do professor.

Em determinado momento, explorou-se algumas situações do cotidiano sobre gestão, com questões a serem respondidas pelos participantes através do uso do aplicativo Socrative.

Após o intervalo, na segunda parte da tarde, os participantes puderam discutir sobre suas propostas de intervenção para o encerramento do Módulo, junto aos facilitadores.  Foi um momento interessante para partilhar as ideias e ouvir colegas sobre as intenções que foram mobilizadas durante o curso e como elas podem ser aplicadas na prática profissional de cada um.

“Celebrate what’s right with the world” foi o vídeo que o grupo assistiu para marcar o encerramento do curso, os comentários foram muito emociantes.

Para encerrar, as avaliações mostraram que houve crescimento significativo dos conhecimentos do grupo em vários aspectos, abordados ao longo das 5 semanas: Princípios de aprendizagem do adulto, ambiente educacional, estratégias de ensino e aprendizagem, conceitos básicos de avaliação do estudante, avaliação do estudante, métodos de avaliação, currículo essencial, formatos e modelos de currículo (SPICES), avaliação de cursos e programas e elementos da gestão educacional.

Os comentários também indicaram que o curso foi bem aproveitado por todos. Relataram positivamente sobre a dinâmica do curso, a interação de facilitadores e participantes, bem como a possibilidade de discutir em grupos vários temas e compartilhar opiniões em plenárias. Sugerem a manutenção de espaços de Desenvolvimento Docente como esses, esperam participar de outras iniciativas e saíram mobilizado para empreender ações nas suas atuações. Alguns disseram querer ser multiplicadores, convidando outros colegas para participarem dessas iniciativas de formação e/ou dar continuidade à comunidade de práticas que foi iniciada no Módulo Básico.

A equipe do CDDE agradece a participação de todos!