CDDE dá continuidade à segunda semana do Módulo Básico discutindo Desenho de Currículo

Na última sexta-feira, 11/10/2019, realizou-se a segunda sessão do Módulo Básico-CDDE para as profissões da saúde. Neste dia, os conceitos tratados foram: desenho de currículo, Spices e Blueprint.

Antes, porém, houve uma retomada dos assuntos tratados na semana anterior. Foram resgatados os princípios de aprendizagem dos adultos; a taxonomia de Bloom, modificada por Atherton, como referência para o ensino de conhecimentos cognitivos; a importância do contexto e os conceitos sobre ambiente educacional.

Em seguida, conforme a tarde se desenvolveu, os facilitadores e o grupo de docentes/preceptores discutiram sobre currículo, com vistas a compreender: O  que os estudantes devem aprender?; Como devem aprender?; Quais as qualidades que esperamos deles?; Onde e como adquirir habilidades?, entre outros pontos.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, os participantes fizeram um exercício com o instrumento SPICES. Desse modo, puderam notar se os currículos aos quais eles tem acesso e/ou vivenciam estão, em maior ou menor medida: Centrados no estudante; Se possuem um currículo integrado?; Como promovem o trabalho em equipe?; Se o currículo é baseado no trabalho com a comunidade; Se as situações de avaliação são sistematizadas etc.

Por fim, falou-se de Blueprint, uma forma de trabalhar o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e os métodos de avaliação.

Mais uma vez, o grupo mostrou-se participativo e cheios de reflexões sobre os aprendizados.