Na última sexta-feira, 18/10/2019, as sessões do Módulo Básico – CDDE – abordaram as Estratégias Efetivas de Ensino e Aprendizagem.
No começo da tarde, como de costume, foi realizada uma revisão sobre os conteúdos tratados na sessão anterior (Currículo, SPICES), assim como foram apresentados os objetivos da oficina. Em seguida, uma breve explanação em relação às opiniões que surgiram no fórum do moodle para aquecer os debates. Houve uma participação muito intensa de todos, trazendo à tona aspectos do Currículo oculto e das experiências pessoais e profissionais acerca do tema.
Depois, o conceito de Tool box (caixa de ferramentas) foi explorado. Ou seja, para se alcançar os objetivos de aprendizagem propostos em cada aula/disciplina/plano pedagógico há que se lançar mão de estratégias pedagógicas adequadas, de modo que elas mobilizem os conhecimentos dos estudantes para determinado fim. É fundamental haver um alinhamento entre “O QUE” se quer ensinar por meio de “COMO” se quer ensinar.
Ao longo da tarde, os grupos discutiram 5 estratégias de Ensino e Aprendizagem (E&A): E&A para Grandes Grupos – Aula teórica interativa; E&A para Pequenos Grupos (ex.: Jig-saw e Snowballing); E&A Peer Learning e Estudo Dirigido; E&A em Contexto da prática profissional e/ou clínicos; E&A com Simulação. Após os participantes discutirem em grupos e apresentarem suas reflexões, os facilitadores traziam uma breve síntese, referenciada na literatura sobre determinada estratégia. Ao fim de cada prelação, dúvidas e comentários eram socializadas entre a platéia e os facilitadores.
Além do calor que fazia nesse dia, ele também foi marcado pelas contribuições do grupo, que demostrou curiosidade em conhecer e se aprofundar no conhecimento das E&A, bem como no compartilhamento das experiências que muitos ali demostravam sobre um ou outro método.