Avaliação do estudante é o tema da 4ª sessão do Módulo Básico para as profissões da saúde

No dia 25/10/2019, ocorreu a 4ª sessão do Módulo Básico CDDE-FMRP. Neste dia, o tema principal foi a discussão sobre a avaliação dos estudantes.
Entre os tópicos abordados, falou-se sobre o conceito de qualidade, como algo a ser construído, a ser perseguido por todos. Para tanto, foram tratados os atributos que conferem qualidade aos métodos de avaliação (validade, fidedignidade, viabilidade, impacto educacional).
Em dado momento da sessão, foi retomada a Pirâmide de Miller, como um norteador para debater o alinhamento do currículo entre objetivos de aprendizagem e avaliação.
Depois, cada grupo pode analisar um diferente método, refletindo sobre quando utilizá-lo; quais as principais vantagens e quais as principais limitações e desafios para implementá-lo.


Os métodos discutidos foram:
1. Prova escrita com questões abertas e prova com questões de múltipla escolha;
2. Observação individual do desempenho clínico (mini-C.Ex) ou procedimental (DOPS) com paciente real;
3. Exames estruturados por estações com pacientes reais e simulados (Ex.: OSCE);
4. Portfólio;
5. Avaliação formativa multifonte do comportamento profissional no ambiente de trabalho.
Cada grupo fez sua reflexão, seguida de um breve relato. Depois, os facilitadores desenvolveram preleções curtas, trazendo explicações, referências e exemplos práticos de como cada método pode ser utilizado no contexto do ensino na saúde. Para complementar, o grupo fazia seus comentários, compartilhando suas experiências profissionais.
A discussão toda foi muito positiva, e destacou mais alguns pontos: (a) a importância do feedback efetivo como uma estratégia potente para o ensino-aprendizagem; (b) a necessidade de se garantir tempos e espaços para essas reflexões (desenvolvimento docente permanente); (c) a relevância de se ampliar/conhecer ainda mais o leque de métodos de avaliação, os quais possam ser utilizados tanto no ensino clínico, quanto no ensino básico.

VOCÊ PODE GOSTAR ...