Unesp Botucatu recebe a oficina LAG sobre avaliação programática do estudante

Nos dias 21 e 22/11/2019, foi a vez da Unesp Botucatu receber as Oficinas LAG sobre avaliação programática do estudante. Como muitos sabem, estas atividades fazem parte de um Projeto de Desenvolvimento Docente, promovido pelo CDDE-FMRP, que conta com recursos internacionais do Programa LAG (Latin American Grants), do National Board of Medical Examiners (NBME) e abrange a participação de outras instituições, de três regiões do Brasil.

Ao longo do ano, a equipe do CDDE-FMRP percorreu várias cidades e estados e realizou oficinas descentralizadas em nove instituições de ensino superior. O objetivo principal do projeto foi formar massa crítica entre professores e gestores de cursos das profissões da saúde para planejarem projetos ligados à avaliação programática (AP) dos estudantes em suas próprias realidades educacionais, compreendendo melhor os conceitos e finalidades da AP, bem como aprimorando as práticas já existentes e/ou introduzindo novas.

Em um ano intenso de investimento na formação continuada docente, o CDDE chegou até a Unesp Botucatu e encontrou participantes curiosos e animados para conversar sobre aspectos importantes da avaliação do estudante, especialmente do ponto de vista de sua função formativa. Assim como nas outras localidades, essas oficinas realizadas na Unesp Botucatu transcorreram com o envolvimento por todos, que trouxeram questões e atuaram nas dinâmicas de modo ativo e comprometido.

Os comentários finais revelaram que os dois dias de encontro foram muito produtivos. Embora muitos participantes  já tivessem certos entendimentos sobre conceitos de avaliação programática, avaliação formativa, feedback, etc., os conhecimentos compartilhados pela equipe do CDDE trouxeram elementos novos e a vontade de se investir ainda mais na avaliação como uma poderosa ferramenta de aprendizagem.

A todos que estiveram presentes, os nossos agradecimentos.