Simpósio de Graduação – Flexibilização do conhecimento

Na quarta-feira, 22 de agosto, ocorreu o V Simpósio de Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP.

O evento, já constante anualmente no calendário didático da FMRP, teve como objetivo fomentar as discussões e apontar caminhos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na Graduação.

Neste ano, o tema debatido foi a “Flexibilização de conhecimentos para uma formação generalista nas profissões de saúde”.

Para trabalhar tal temática, desde os preparativos, a Comissão Organizadora (composta por representantes da CG, coordenadores e vice-coordenadores de Cursos, representantes discentes, educadores do CAEP) passou por uma capacitação para ajudar na facilitação dos diálogos entre os grupos que se reuniram na manhã do Simpósio.

Durante o evento, docentes de diferentes áreas, estudantes dos vários cursos, membros do CDDE, professores e técnicos que participaram do Módulo Básico e profissionais do CAEP, se engajaram em discutir, com compromisso e qualidade, cada um dos 5 subtemas:

• Diversidade e peculiaridades dos 7 cursos da FMRP (contou com 41 pessoas)
  • Planejamento Educacional 1: roteiros de aulas (contou com 28 pessoas)
  • Planejamento Educacional 2: Estratégias de ensino e avaliação (contou com 42 pessoas)
  • Flexibilização Curricular 1: revisão e adequação de conteúdos (contou com 34 pessoas)
  • Flexibilização Curricular 2: gestão do tempo, carga horária e autonomia do estudante (contou com 56 pessoas)

Nas rodas de conversas, todos tiveram a oportunidade de emitir suas opiniões, pensar questões, levantar dúvidas, bem como apontar algumas ideias e caminhos para o ensino na Graduação.

Ao final, cada grupo apresentou uma síntese de suas discussões e um algumas sugestões de planos de ação, chamando a atenção para prazos e corresponsabilizando vários envolvidos para as melhorias de processos. A intenção é organizar esse material e criar grupos de trabalho que possam implementar e acompanhar as proposições naquilo que for possível modificar.

O Simpósio contou com  a presença de 201 participantes inscritos(sendo:139  estudantes, 58 docentes e 4 funcionários), além de uma grande equipe de suporte da CG!

Abaixo, seguem algumas imagens do encontro: