Quem somos

Em 2016, durante a elaboração do “Plano de Gestão” da candidatura da Profa. Margaret de Castro e Prof. Rui Alberto Ferriani à Diretoria da FMRP-USP, os professores Luiz Ernesto de Almeida Troncon e Valdes Roberto Bollela foram consultados para dar sugestões sobre uma proposta de trabalho para a área de Ensino de Graduação. Dentre as várias sugestões, estava incluída uma proposta de criação de uma instância dentro da FMRP-USP que pudesse induzir, coordenar e implementar ações de desenvolvimento docente (DD), visando a qualificação dos professores da Faculdade e de preceptores ligados ao Hospital das Clínicas da instituição (HCRP) para o exercício de suas funções de educadores.

O conceito central de DD adotado por esses professores é aquele proposto por Centra (1998) que diz que: “Desenvolvimento Docente é um amplo leque de atividades que ajudam o docente a “renovar” e a “melhorar” o seu desempenho enquanto professor.” Steinert (2010) acrescenta que as ações de DD devem constituir “componente essencial da educação nas profissões da saúde, visando melhorar a qualidade e efetividade da prática docente nesta área”. A principal meta de um programa de DD deve ser a de ajudar professores/educadores a desenvolverem habilidades relevantes para a sua instituição e adequadas à sua posição e às responsabilidades, além de auxiliá-los a manter e sustentar a sua vitalidade enquanto educadores no presente e no futuro (Steinert, 2006).

Bligh (2005), enfatiza que a elaboração e execução de um “Plano de Desenvolvimento Docente” é um sinal explícito da crença que a instituição tem na sua força própria de trabalho (seus professores e preceptores). Além disso, as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Medicina (DCN – 2014), em seu artigo 34, deixa isso explícito, ao indicar que o curso de graduação em medicina deverá manter permanente “Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde” com vistas à valorização do trabalho docente na graduação, que a instituição deverá definir indicadores de avaliação e valorização do trabalho docente, desenvolvido para o ensino de graduação e para as atividades docentes desenvolvidas na comunidade, junto à rede de serviços do SUS.

A missão do CDDE, definida de maneira preliminar, seria a de desenvolver ações e oferecer oportunidades para os professores e preceptores da FMRP melhorarem suas habilidades e capacidades para a prática docente qualificada e efetiva. Nas discussões iniciais desse grupo de trabalho, estabeleceu-se a proposta de, em caráter experimental, iniciar as atividades (oficinas, cursos, etc..) de desenvolvimento docente (DD) antes mesmo de estabelecer formalmente o Centro, o que demandaria a elaboração de um estatuto, além de uma série de outras providências, tais como definir sua posição no organograma administrativo da unidade, obter aprovação nos colegiados competentes, escolher representantes de diversos segmentos, entre tantas outras etapas e ações. Decidiu-se que, a partir da experiência do primeiro ano, o grupo se reuniria para rediscutir o tema e avaliar como seriam os próximos passos visando à criação formal do CDDE no contexto institucional da FMRP.

Assim, em janeiro de 2017, foi instituído pela Profa. Margaret de Castro (Diretora da FMRP) o Grupo de Trabalho pro tempore para criação do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da FMRP-USP. Inicialmente, esse grupo contou com a participação pessoal dela e dos Professores Eduardo Ferriolli (Presidente da Comissão de Graduação da FMRP), Luiz Ernesto de Almeida Troncon e Valdes Roberto Bollela (docentes com experiência profissional em Educação nas Profissões da Saúde).

Luiz Ernesto de Almeida Troncon e Valdes Roberto Bollela

  • Regime interno do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (clique aqui)
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