Pró-Reitoria de Pós-Graduação convida para o Seminário “Formação Continuada e Ações de Apoio à Docência: diálogos e desafios”

Prezados professores e estudantes,

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem a satisfação de convidar a todos a mais uma atividade da Comissão de Formação Didático-Pedagógica – Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

17 de junho, 15:00h – 17:00h
Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana/USP – Rua da Biblioteca, s/nº – Cidade Universitária

O presente Seminário tem como objetivo inicial apresentar a trajetória de implantação e resultados de ações institucionais de formação pedagógica de professores universitários, em especial na UNICAMP e UNESP; e, a partir destas experiências, trazer a referência dos estudos na área que fundamentam a discussão de formação de uma REDE entre as universidades, indicando diretrizes para formação de professores para o Ensino Superior.

Palestrantes:
Profa. Dra. Alessandra de Andrade Lopes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação Especial (UFSCar, 1997) e doutorado em Educação/Metodologia de Ensino (UFSCar, 2003). Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Psicologia, campus de Bauru. Ministra disciplinas do núcleo comum e de formação, na mediação teórica do Behaviorismo Radical/Análise do Comportamento, nas áreas da Educação e Saúde, com ênfase em processos educativos e formação continuada de profissionais da saúde. Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão com as seguintes temáticas: enfrentamento, luto, atendimento psicoterapêutico individual e grupa l a pessoas enlutadas, grupos educativos para profissionais da saúde e formação pedagógica e contínua de professores do Ensino Superior. Coordenadora Executiva da Unidade Complementar/Instituto Especial – Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas –  Professora Adriana Josefa Ferreira Chaves – CENEPP/PROGRAD/UNESP. (Fonte: Currículo Lattes).

Profa. Dra.  Soely  Aparecida Jorge Polydoro:
Possui graduação em Psicologia e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora do departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas, líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior e coordenadora geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]², órgão da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas que visa o desenvolvimento profissional docente e a inovação dos projetos pedagógicos de curso. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

Esperamos contar com a sua participação.

Inscrição através do link: https://forms.gle/dw4XZXNJ2Pe5yyXE8

O evento será transmitido pelo Youtube através do link:  https://www.youtube.com/channel/UCsYFoUKkeORyS8MA2tRPOxA