Primeira Oficina LAG é Realizada em 2019

Realizada quinta e sexta-feira, 21 e 22 de fevereiro, a oficina da Latin American Grants, LAG, reuniu no hotel Pousada Santa Rita docentes, que são coordenadores e/ou representantes de suas áreas e disciplinas dos cursos de graduação da FMRP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Nesses dois dias houve palestras, discussões em grupo, simulação de avaliação e troca de experiências e opiniões sobre avaliação na área médica, dentre vários assuntos adjacentes. Os encontros se iniciaram logo pela manhã, às 8 horas e se encerraram às 18, com pausas para café e almoço no próprio local.

No primeiro dia os temas ficaram mais por conta de avaliações, seus tipos e eficácias, de acordo com a necessidade das competências dos estudantes  a serem testadas. Características de testes de múltipla escolha, estações de avaliação, tipos de provas orais, escritas foram abordados para apresentar e apontar direções a serem seguidas na intenção de se aprimorar a prática docente.

Já no segundo dia, as conversas se deram mais em torno de currículo, portfólio e grupos de avaliação e apoio, como tutores, mentores, além de possíveis sistemas (num sentido tanto da Tecnologia da Informação, quanto de uma rede de pessoas) de avaliação, ou seja, uma abordagem mais social, apesar de visar a parte prática, as metas e o que se pode obter por meio dessas avaliações.

Todos os participantes se envolveram ativamente nas oficinas, emitindo opiniões, suscitando questões provenientes de dúvidas ou contrapontos de ideias, caracterizando um evento bastante participativo, cujas contribuições individuais dos inscritos colaborou imensamente para uma riqueza advinda da diversidade dos pontos de vista e expertise dos docentes.

No final, as professoras Maria Paula Panuncio Pinto e Ellen Almeida Romão apresentaram resultados dos chamados “cursos novos” da FMRP, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Os resultados obtidos, embora não sejam totalmente otimistas, acenam para uma boa aceitação das novas formas de avaliação.

Um flyer foi criado para resumir os tópicos abordados e registrar as atividades dos participantes. Você pode acessá-lo aqui: Flyer_Pós oficina