Participação CDDE no evento AMEE – An Internacional Association for Medical Education

Entre os dias 24 a 28 de agosto de 2019, ocorreu o evento internacional AMEE, em Viena, Áustria. Este ano, a AMEE contou com mais de 4000 participantes, advindos de 96 países diferentes.

Mundialmente reconhecida no campo da educação médica, se estendendo também para outras profissões da saúde, a Conferência contou com vários formatos de apresentações simultâneas: plenárias, simpósios, comunicações orais curtas, painéis, divulgação de pesquisas, pontos de vista, etc. Em cada um cada das sessões, diferentes temas foram abordados, como, por exemplo: Desenvolvimento Docente,  Humanidades, Diversidade, Currículo, Metodologias de Ensino, Cuidados com o estudante, Interprofissionalismo, Avaliação, Feedback efetivo, entre outros.

Estiveram presentes no AMEE, com apresentações de trabalhos, os membros do CDDE:

• Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto e sua comunicação: Equity and Diversity: ways to prevent violence among college students.
  • Prof. Dr. Marcos Borges e seu poster: On-site simulation improves the quality of high-stakes OSCE.
  • Rodrigo Flauzino com o banner: Anxiety among health professions undergraduate students: experience report from a Center for Psychological and Education Support.

A devolutiva para a comunidade sobre o que foi apreciado no encontro, foi realizada no dia 18/09/2019, quarta-feira, das 17h às 19h, no LERT, (1º andar do Departamento de Ciências e Saúde), e contou com a presença de docentes FMRP e também da Profa. Dra. Margaret de Castro.

Participar do evento mostrou ser uma experiência riquíssima, tanto do ponto de vista de ter acesso às produções de excelência que estão sendo desenvolvidas mundo afora, no campo da formação nas profissões em saúde, como também uma oportunidade de compartilhar as boas práticas que tem sido feitas no contexto FMRP. Certamente, as malas voltam muito mais “recheadas” de conhecimento, vigor e inspiração para debater e apostar em iniciativas que podem dar certo por aqui, adaptando aos contextos e realidades de nossa FMRP, de nosso Brasil.