Oficina sobre Avaliação Programática do Estudante é feita na UFSCAR, São Carlos

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, foi a vez dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, participarem das Oficinas sobre Avaliação Programática do Estudante, por meio do Programa LAG-NBME-CDDE-FMRP.

Entre os mais de 35 participantes, haviam docentes de várias áreas das profissões da saúde (como Medicina, Gerontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física), além de profissionais da pedagogia e algumas estudantes estagiárias prestando apoio logístico ao encontro.  O grupo todo manteve-se bastante mobilizado para as discussões, e participaram do início ao fim com muitas perguntas, contribuições sobre seus próprios fazeres e reflexões acerca dos assuntos abordados.

No primeiro dia, os membros do CDDE puderam discutir os temas:

1. Apresentação do Projeto de Avaliação Programática do Estudante; Pactuação de regras de trabalho para o grupo; Avaliações cognitivas (de conhecimento e aplicação do mesmo); Maneiras de aprimorar a construção de testes de múltipla escolha; Avaliações com respostas curtas/longas, casos clínicos, etc. Também foram debatidos os Critérios de qualidade para estruturar boas práticas avaliativas (conceitos de validade, fidedignidade, viabilidade, impacto educacional, diversidade de métodos, instrumentos e fontes de referência, etc)
  2. A sessão ainda contou com temas importantes, tais como: Matriz curricular, Blueprint, Alinhamento entre objetivos de aprendizagem e estratégias de ensino e aprendizagem, além da Avaliação de habilidades clínicas (por meio de OSCE, seus princípios de organização e execução).

O segundo dia ficou por conta da discussão sobre:

1. Avaliação de desempenho não estruturada, por meio de Long case, Mini CEx, DOPS, Multisource, entre outros métodos.
  2. Um ponto alto nas interações desse dia foi a  aprendizagem de técnicas de Feedback, assim como as simulações que os participantes fizeram entre si para desenvolver as técnicas apresentadas. Além disso, também foram abordados os conceitos de portfólio e tutoria do estudante.

Por fim, os representantes locais da UFSCar puderam apresentar um panorama de como está a avaliação do estudante em seus cursos e suas perspectivas coletivas de para onde querem seguir daqui há algum tempo.

As oficinas LAG foram extremamente positivas e tiveram uma devolutiva muito satisfatória dos participantes.

Participaram desses dois dias de encontros os seguintes membros do CDDE: Professores Luiz E. A. Troncon, Maria Paula Panúncio-Pinto, Anamaria Siriani, Marcos Borges e o educador Rodrigo Flauzino.