Gestão Educacional e Avaliação de Programas “fecham com chave de ouro” o Módulo Básico – CDDE-FMRP, edição 4 – 2019

O último dia do Módulo Básico – CDDE-FMRP, desta edição, ocorreu no dia 24/04/2019. O tema da vez foi Gestão Educacional e Avaliação de Programas.
Para iniciar o dia, foi feita uma retrospectiva dos assuntos abordados nas semanas anteriores: Princípios de Aprendizagem de Adultos; Conceitos Essenciais sobre Currículo, SPICES e Blueprint; Estratégias Efetivas de Ensino e Aprendizagem; Avaliação do Estudante e do Profissional em Formação.

Em seguida, em grupos, iniciou-se a discussão de questões voltadas à gestão dos cursos e ao cotidiano docente, em suas várias frentes. Diante de alguns dilemas institucionais, os participantes escolhiam opções entre as múltiplas respostas fornecidas. A reflexão girou em torno do campo de atuação de cada ator educacional, da governabilidade e autonomia de professores, coordenadores de disciplinas, coordenações de curso e de comissões de Graduação. O entendimento sobre como o sistema se articula de modo a contemplar essas e outras esferas (direção, congregação, CoG, etc.) e o fato de conhecer um pouco mais sobre a importância de cada uma delas, fez com que os participantes promovessem um debate intenso e rico de ideias. Essa foi mais uma oportunidade para refletir sobre as práticas docentes.

Por fim, houve um espaço para que os participantes e os facilitadores discutissem sobre as propostas de intervenção/trabalhos de conclusão de curso que cada um deverá fazer para dar por concluído sua participação no Módulo Básico – CDDE-FMRP-2019. Mas, mais do que isso, as propostas de intervenção são “apostas” na melhoria das práticas, já que deverão ser compostas com a aplicação de alguns dos conhecimentos que foram vivenciados com tanto afinco ao longo de cinco produtivas semanas!