Eventos

Na última oferta do Módulo Básico de 2019, direcionado para docentes e preceptores, tivemos muita procura por parte dos Pós-Docs, em especial daqueles que que estavam interessados em aplicar ao programa PART (Programa de Atração e Retenção de Talentos ) da USP e não pudemos atender a todos que nos procuraram.

Diante da demanda identificada o CDDE, em pareceria com a Comissão de Pesquisa da FMRP-USP, decidiu oferecer um Módulo Básico de Educação nas Profissões da Saúde EXCUSIVAMENTE direcionado para PÓS-DOUTORANDOS da nossa Faculdade. Será uma versão mais curta com 4 encontros presencias e duas atividades a distancia em dois dias.
As oficinas acontecerão nos dias 03 e 10 de FEVEREIRO de 2020.
Manhã 8 as 12 hs
Tarde 14 as 18 hs
As atividades acontecerão no ECEU e serão certificadas como cursos de extensão da USP

Oficina Boas Práticas em Testes de Múltipla Escolha

No último dia 03 de setembro, terça-feira, das 14h às 17h, foi realizada a Oficina Boas Práticas na Elaboração de Testes de Multipla Escolha, oferecida pelo CDDE da FMRP-USP tendo como facilitador o Prof. Valdes R. Bollela. A Oficina contou com a participação de 40 inscritos,  dentre docentes da FMRP e preceptores de residentes.

A organização do evento ficou a cargo da Profa. Dra. Lilian N. Aguiar Ricz.

CDDE participa do Congresso Brasileiro de Fisiologia – 2019

O último congresso nacional da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), realizado aqui em Ribeirão Preto, no período entre 25 e 28 de Agosto, contou em sua programação oficial com uma oficina do CDDE sobre “Princípios de Aprendizagem e Estratégias Efetivas na Educação Superior”, que foi conduzida pelo Prof. Jorge Elias Jr e pelo Prof. Luiz E. A. Troncon, tendo também a participação, como convidada, da Profa. Maria José Alves da Rocha, docente da FORP-USP e membro da Comissão de Ensino de Graduação da SBFis.
O Prof Troncon encarregou-se da primeira parte da sessão com o tema “Princípios de Aprendizagem e e Premissas da aprendizagem de adultos“. O Prof Jorge Elias Jr. apresentou o tema “Experiências com blended learning“, enquanto que a Profa. Maria José Alves da Rocha encerrou a sessão apresentando o tema “Utilização de casos clínicos com aprendizagem assistida por pares – peer instruction, com aplicativo Socrative“.
A sessão contou com cerca de 40 participantes, entre professores e pós-graduandos de várias instituições do país.

Particpem da Oficina:

O professor como modelo aos seus estudantes nas profissões da saúde

Veja aqui o material completo:

Folder_Professor como modelo

Folder completo O professor como modelo

No dia 28 de maio de 2019, terça-feira, ocorrerá o Fórum de Ensino do Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP. O evento será uma oportunidade para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais da área, contando com as percepções de docentes e estudantes.

Gestores do curso e estudantes estão muito empenhados no desenvolvimento do Fórum. A convite da coordenação do curso, a programação contará com a participação do Prof. Dr. Valdes Bollela e com a colaboração e assessoria do CAEP em sua organização.

Vejam a programação aqui: Programação Fórum de Ensino do Curso de Nutrição e Metabolismo

No último dia 22 de maio, quarta-feira, ocorreu o Fórum de Ensino do Curso de Medicina. Parte da programação contou com a participação dos coordenadores do CDDE, Prof. Dr. Valdes Bollela e Luíz E. A. Troncon.

Oficinas realizadas em 2018: