CDDE Realiza Primeira Oficina do Latin American Grants

Com o título “Programatic Assessment & Systems of Assessment” aconteceu, durante os dias 6 a 10 de novembro de 2018 (terça a sábado), a primeira Oficina do Latin America Grants (LAG-2018) no Hotel Pousada Santa Rita, em Ribeirão Preto. Promovida pelo Centro de Desenvolvimento Docente da Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São
Paulo e pelo National Board of Medical Examiners (NBME), a oficina reuniu aproximadamente 30 profissionais da educação na área da saúde.

Esta foi a primeira atividade do Projeto “Desenvolvimento Docente (DD) para a Avaliação Programática do Estudante em Cursos de Graduação da Área da Saúde no Brasil”, que tem financiamento do NBME e que tem duração de 24 meses (julho 2018 a junho 2020).

Convidados nacionais e internacionais:

A oficina LAG-2018 contou com a presença de professores da UNICAMP (Faculdade de Ciências Médicas), UFMG (Fisioterapia e Terapia Ocupacional), UFSCar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Medicina), PUC-São Paulo-Sorocaba (Medicina e Enfermagem), Univiersdade de Passo Fundo (Farmácia, Medicina Veterinária e Medicina) e da USP (Medicina FM-USP e FMRP-USP-Fisioterapia,  Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Medicina).

O evento também teve a presença de quatro professoras convidadas, duas da Universidade de Maastricht, Holanda, Sylvia Heeneman e Suzanne Schut; Eliana Amaral da UNICAMP; e Brownie Anderson, vice-presidente do NBME (sediado na cidade da Filadélfia, Pensilvânia, EUA). Dario Fernandes, PhD membro da equipe da Unidade de Educação Médica da Universidade de Groningen, Holanda, completou o quadro dos convidados palestrantes.

No total foram 30 professores e educadores envolvidos nas atividades desta oficina. Foram trabalhados, entre outros temas, Avaliação Programática e Sistemas de Avaliação do estudante, Avaliação de conhecimento (testes de múltipla
escolha e questões abertas curtas e longas), Avaliação estruturada de desempenho clínico (OSCE, OSATS), Avaliação não estruturada nos cenários da prática profissional (Cex, Mini-Cex, Case-based discussion, chart stimulated
recall), Feedback e Avaliação 360o, Blueprinting e Exames de Licenciamento para prática profissional.

Oficinas de desenvolvimento docente com estes mesmos temas serão oferecidas para os professores das sete instituições que compõem o Consórcio LAG-2018 no ano seguinte, 2019.

Assim, no primeiro semestre de 2019 a FMRP-USP terá a oferta do Módulo Básico para Educadores das Profissões da Saúde em sua quarta edição e da oficina de Avaliação Programática e Sistemas de Avaliação.

Programem-se!

Texto adaptado de arquivo enviado pelo Professor Valdes Bollela.