CDDE promove Oficina Latin America Grants (LAG) sobre Avaliação Programática do Estudante na UFMG

Nos dias 07 e 08 de agosto, 30 professores e preceptores de prática e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Universidade de Federal de Minas Gerais (UFMG) participaram da Oficina LAG (Latin America Grants), em Belo Horizonte.

A Oficina foi coordenada pelos Professores Marcos C. Borges, Anamaria Siriani, Maria Paula P. Pinto e Valdes R. Bollela da FMRP-USP e Fabiane Ferreira, Cristina Alvim e Rosângela Gomes da UFMG.

Dentre os temas abordados nos dois dias merecem destaque: Avaliação Programática & Sistemas de Avaliação (PrAs/SyAs); Conceitos essenciais e Critérios de Qualidade na avaliação do estudante; Blueprinting – Como alinhar currículo e Avaliação do estudante?; Avaliação de habilidades cognitivas; Exames estruturados de habilidades clínicas; Avaliação no ambiente de trabalho e treinamento; Avaliação Formativa e Técnicas de feedback.

Foram dois dias de trabalho em pequenos grupos com muita reflexão e discussão sobre a avaliação do estudante nas Profissões da Saúde, no contexto da Área da Saúde da UFMG. No site oficial da UFMG também foi divulgada a notícia sobre a oficina, que você pode acompanhar clicando aqui.

Dentre as metas deste projeto, uma das principais é chamar a atenção de professores e preceptores dos cursos para a necessidade de aumentarmos a frequência e a qualidade da avaliação formativa (com devolutiva e feedback) para os estudantes e residentes ligados aos cursos da saúde na UFMG.

Agradecimento à: Fabiane Ferreira, Rosangela Gomes, Daniela Vaz e Cristina Alvim Lucia e Wladineia do CDDE; Josiane e Alessandra da FAEPA