CDDE promove a Oficina “Gestão educacional: atribuições, responsabilidades e desafios do cotidiano das práticas em sala de aula”

Ocupar uma posição de gestão em determinado curso, semestre ou disciplina, é uma tarefa que exige bem mais que empenho e boa vontade por parte dos docentes. É preciso formar-se para desempenhar suas atribuições e assim organizar o trabalho coletivo de maneira responsável, coerente, com respeito à diversidade de ideias e opiniões, e, ao mesmo tempo, focado no bom andamento da instância a ser coordenada.

Levando tudo isso em conta, os membros do CDDE, professores Maria Paula Panúncio-Pinto e Francisco Reis, realizaram ontem, 7/8/2019, a oficina “Gestão educacional: atribuições, responsabilidades e desafios do cotidiano das práticas em sala de aula”. Ela ocorreu  no Bloco Didático da FMRP e contou com a participação de mais de 20 pessoas, entre elas: coordenadores de disciplinas, ministrantes de disciplinas, gestores de programas (coordenadores de COCs) e estudantes dos diferentes cursos da Faculdade.

Em um clima de muito interesse, curiosidade e interação, o encontro teve como objetivos principais levar os participantes a:

  • Reconhecer os documentos legais que regem a oferta de um programa educacional e os diferentes níveis de gestão (PPP, estrutura curricular, disciplina; aula).
  • Identificar os principais desafios  da gestão educacional em seus diferentes níveis (gestão de disciplina; gestão de programas educacionais/curso de graduação; gestão de currículo; gestão de pessoas no contexto de programas educacionais) a partir de situações cotidianas e suas possíveis abordagens;
  • Compreender as atribuições e responsabilidades nos diferentes níveis da gestão educacional (coordenação de disciplina, coordenação de COC, departamento, comissões);
  • Identificar os diferentes papéis no contexto da gestão educacional (o que cabe a cada um dos envolvidos na execução de um programa educacional);
  • Compreender algumas das “normas da USP” identificar possibilidades de interpretação e ação (aspectos jurídicos da gestão educacional);
  • Discutir situações cotidianas da gestão educacional e possibilidades de abordar problemas e dificuldades através dos canais disponíveis na instituição/legislação

Além de conhecerem mais sobre legislação educacional brasileira atual e grande parte de documentos oficiais da própria USP e da FMRP relativos à gestão, o grupo também teve a oportunidade de refletir e  debater situações vividas  no dia a dia, as quais provocam muitos dilemas e precisam ser solucionados com responsabilidade e assertividade.

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