CDDE promove 2ª Oficina LAG – Avaliação Programática do Estudante

Nos dias 16 e 17 de maio de 2019 (quinta e sexta-feira), na Pousada Santa Rita, o CDDE promoveu mais uma edição da oficina “Latin American Grants, LAG-NBME”, um projeto de desenvolvimento docente para a avaliação programática do estudante, que conta com os apoios da Diretoria FRMP-USP e, principalmente, do National Board of Medical Examiners. Ao todo, são 9  instituições e 8 graduações diferentes de saúde que estão sendo capacitadas em um módulo avançado sobre estratégias de avaliação para aprimorar essa parte da interação com o estudante.

Nos dois dias de evento desta edição, contou-se com a presença de mais de 40 docentes coordenadores e/ou representantes de suas áreas e disciplinas dos cursos de graduação da FMRP-USP, e, também, com docentes da Medicina da UNESP de Botucatu.

No primeiro dia, os temas ficaram por conta da pactuação do trabalho nos grupos e do desenvolvimento dos temas: conceitos básicos sobre avaliação do estudante, avaliação programática e sistemas de avaliação, critérios de qualidade e métodos para avaliação do estudante, ajustes da avaliação do estudante ao currículo (blueprinting) e avaliação de habilidades cognitivas. Na ocasião, foram tratadas algumas ideias que embasam a elaboração de testes de múltipla escolha, estruturação de estações de avaliações, tipos de provas escritas (respostas curtas ou longas), para apresentar seus formatos e apontar norteadores  a serem seguidos no sentido de se aprimorar as práticas docentes.

No segundo dia, foram abordados os temas como: exames estruturados de habilidades clínicas, avaliação formativa, técnicas de feedback, role playing, portfólio e tutoria acadêmica. Por fim, houve a discussão e  articulação entre os objetivos e metas do projeto LAG para a FMRP (ou outras instituições parceiras).

Os participantes mostraram-se muito participativos em cada uma das discussões. Trocaram ideias, debateram suas dúvidas, colocaram seus pontos de vista, fizeram contrapontos, contribuíram com suas habilidades individuais e expertises profissionais, tornando o debate bastante rico e diverso.

Os encontros se iniciaram logo pela manhã, às 8 horas e se encerraram às 18, com pausas para café e almoço no próprio local.