CDDE FMRP Realiza Segunda Oficina LAG em Sorocaba

Oficina – Latin America Grants – LAG PUC-SP em Sorocaba
Avaliação Programática e Sistemas de Avaliação do Estudante

Nos dias 15 e 16 de março (sexta e sábado) 38 professor@s, que também integram comissões e coordenações de atividades curriculares dos cursos de Medicina e Enfermagem da PUC-SP participaram da Oficina LAG-PUC-SP 2019. A coordenação dos trabalhos da oficina foi feita pelas professoras Maria Helena Senger (Medicina) e Janie Maria de Almeida (Enfermagem) e pelo Prof. Valdes R. Bollela (Centro de Desenvolvimento Docente da FMRP-USP).

Esta foi a segunda oficina descentralizada do Projeto: “Desenvolvimento Docente (DD) para a Avaliação Programática do Estudante em Cursos de Graduação da Área da Saúde no Brasil”, que tem financiamento do National Board of Medical Examiners e que tem duração de 24 meses (julho 2018 a junho 2020).
O projeto prevê a realização de oito oficinas de dois dias de duração nas instituições parceiras deste Consórcio: UNICAMP, PUC-SP, Escola Bahiana, UFMG, Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal de São Carlos, FM-USP e FMRP-USP.

Confira fotos do evento em nossa Galeria:

Dentre os temas abordados nos dois dias merecem destaque:
• Avaliação Programática & Sistemas de Avaliação (PrAs/SyAs);
• Conceitos essenciais e Critérios de Qualidade na avaliação do estudante;
• Blueprint – Como alinhar currículo e Avaliação do estudante;
• Avaliação de habilidades cognitivas;
• Exames estruturados de habilidades clínicas;
• Avaliação no ambiente de trabalho e treinamento;
• Avaliação Formativa e Técnicas de feedback.

Foram dois dias de trabalho em pequenos grupos com muita reflexão e discussão sobre a avaliação do estudante nas Profissões da Saúde, no contexto da FMRP-USP.

Dentre as metas do projeto, uma das principais é chamar a atenção de professores e preceptores dos cursos da área da saúde para a necessidade de aumentarmos a frequência e a qualidade da avaliação formativa (com devolutiva e feedback) para nossos estudantes e residentes.

Até setembro deste ano, serão realizadas mais seis oficinas LAG dentro da programação do projeto.