CDDE da FMRP-USP tem financiamento aprovado pelo National Board for Medical Examiners

O Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da FMRP é um órgão criado recentemente na unidade para desenvolver atividades educacionais que visam aperfeiçoar os trabalhos dos professores no ensino e na avaliação dos estudantes, bem como na organização e na gestão dos currículos.

No final de 2017, o CDDE tomou conhecimento que o National Board of Medical Examiners (NBME), que é um organismo responsável por fazer exames dos médicos que pretendem obter treinamento profissional ou trabalhar nos EUA, estava financiando atividades de capacitação de professores da área da saúde na América Latina, para aperfeiçoamento da avaliação dos estudantes. Isso vem sendo feito por meio de um programa permanente denominado Latin American Grants (LAG). O CDDE da FMRP elaborou um projeto, em consórcio com seis outras instituições, que veio a ser um dos três aprovados nesse ano, dentre as 15 propostas apresentadas por universidades de cinco países da América Latina.

O projeto da FMRP tem como objetivo principal a elaboração pelas instituições participantes de programas bem definidos de avaliação dos estudantes dos diversos cursos, que contenham aperfeiçoamentos claros, em relação à situação atual. Estes programas devem prever o emprego de métodos mais efetivos de avaliação de conhecimentos e de habilidades clínicas e maior ênfase na avaliação formativa (feedback aos estudantes).

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES

1- Como serão investidos os recursos obtidos no projeto?

Os recursos obtidos (cinquenta mil dólares americanos) serão investidos predominantemente na organização e ministração de cursos e oficinas de capacitação de professores para aperfeiçoar a avaliação dos estudantes. Será feito inicialmente um curso mais prolongado na FMRP (segundo semestre de 2018), que contará com professores estrangeiros convidados. Em seguida, serão feitos, ao longo de 2019, cursos e oficinas mais curtos em cada uma das instituições parceiras. Na fase final do projeto, serão realizadas reuniões e visitas a cada instituição, visando acompanhar e auxiliar na elaboração dos programas de aperfeiçoamento da avaliação dos estudantes de cada curso e de introdução de novos métodos de avaliação de conhecimentos e de habilidades clínicas.

2 – Quais serão as instituições parceiras?

A instituição líder é do projeto é a FMRP, com os seus cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Na USP, entra também a FMUSP com o seu curso de Medicina.

Outras instituições e cursos são: UFSCAR (cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), UNICAMP (curso de Medicina), PUC-SP (cursos de Medicina e Enfermagem), UFMG (cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Universidade de Passo Fundo, RS (cursos de Medicina, Farmácia e Medicina Veterinária) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, BA (curso de Medicina).

3-Quais cursos da FMRP serão beneficiados?

Como mencionado acima, estão incluídos formalmente no projeto os cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMRP. No entanto, pela própria natureza da missão e das atividades do CDDE, pretende-se estender naturalmente as ações de aperfeiçoamento da avaliação do estudante a todos os seus demais cursos (Ciências Biomédicas, Fonoaudiologia, Nutrição e Metabolismo e Informática Biomédica).

4- Como a NBME observará o progresso do projeto?

O NBME tem expertise comprovada em mais de 100 anos de atuação nos EUA na avaliação de estudantes e na elaboração de exames e deve colaborar nas cursos e oficinas a serem realizadas no âmbito do projeto. Além disso, deve ter ações de acompanhamento e, ao final, avaliar se os objetivos estabelecidos no projeto da FMRP, junto com as instituições parceiras, foram atingidos.

Referência: Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon  Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela – Coordenadores do Projeto CDDE-FMRP
Jornal FMRP