Avaliar segundo um processo justo e de qualidade

Professor Marcos Borges da FMRP durante evento CDDE

O Professor Marcos Borges, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto apresentou neste dia 22 de outubro seus relatos sobre o cursos “Assesment Masterclass for Health Professionals Educators” e “International Advanced Assesment Course” no Salão Nobre do Prédio Central da Faculdade de Medicina.

Chamado de “Boas Práticas em Avaliação Para Cursos das Profissões da Saúde”, os relatos do docente cobriram pontos fundamentais no conceito de avaliação de estudantes.

Dentre as ideias trazidas de Londres – cidade na qual o professor fez os cursos – ter objetivo em avaliar é a que mais se destaca. O docente, enquanto responsável por uma importante parte do aprendizado dos alunos deve se posicionar para que seja garantida uma avaliação segundo um processo justo e de qualidade.

Também foram ressaltadas as importâncias de se realizarem os Blueprints e de se dar feedback aos alunos sempre que possível.

Pensada como um objetivo de ensino, a avaliação deve levar em conta o histórico de cada aluno e verificar suas competências para que todo o processo de aprendizagem possa ser entendido e aceito como um todo. Borges lembra: “inicialmente uma imagem pode parecer pixelizada, sem sentido, mas à medida em que vai ganhando mais camadas de cores, pode-se constatar um conteúdo bem mais nítido que o inicial”, disse.

Participação de convidado nos relatos do Professor Marcos Borges

Os professores convidados também participaram, colaborando com questões acerca do tema e, principalmente, em como implantar estas boas práticas em suas realidades de sala de aula. Em um ambiente de otimismo, eles viram a chance de se poder construir inúmeras coisas boas dentro da realidade de cursos que ainda não havia implementado quase nenhuma destas práticas.