Avaliação do Estudante e do Profissional em Formação marca a discussão do 4º dia do Módulo Básico – CDDE-FMRP

No dia 17/04/2019, a sessão do Módulo Básico do Centro de Desenvolvimento Docente da FMRP-USP, abordou a temática: Avaliação Somativa e Formativa do Estudante e do Profissional em Formação.

Em sua quarta semana de curso, os participantes puderam debater entre si e com os facilitadores sobre algumas ideias a respeito do que é avaliação e como fazê-la.

De maneira bastante engajada, todos puderam saber mais sobre os processos de obtenção e analise de informações, sobre os atributos de qualidade quando se fala em avaliação do estudante e/ou profissional da saúde em formação. Dentre os pontos abordados, falou-se acerca dos quesitos a serem considerados na elaboração de avaliações que visem alcançar os objetivos traçados nos cursos de graduação, tais como: Validade; Fidedignidade; Viabilidade e Impacto Educacional.

Quanto aos formatos de avaliação, os participantes discutiram, entusiasmadamente, sobre Provas de Múltipla Escolha, OSCE, Mini-CEX, DOPS, Portfólio e Avaliação Formativa Multi-Fonte. Os conceitos básicos de cada um desses métodos avaliativos foram debatidos para que o grupo percebesse as potencias e as vantagens de usá-los em m alguns domínios, bem como, também conheceram as limitações para outros. O intuito da sessão foi “rechear um pouco mais a Caixa de Ferramentas” (Toolbox) dos docentes e preceptores participantes, de modo que eles possam experimentar daquilo que melhor se adequa à(s) sua(s) realidade(s) e contexto(s), assim como avancem na combinação de estratégias para melhor conhecer os avanços do estudante, de maneira holística e global, ao longo da trajetória acadêmica nas profissões da saúde.