Interessante Artigo sobre o Futuro da Educação Médica!

O Prof. Dr. Valdes Bollela, docente da FMRP-USP, compartilha um artigo recém publicado (16 outubro de 2018) na revista Medical Teacher, escrito pelo Prof. Ronald Harden, que é uma das referências internacionais no tema e que, dentre outras contribuições foi quem criou o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) que é utilizado mundialmente (inclusive aqui na FMRP-USP) nas provas práticas nos cursos de graduação e concursos (Residência, REVALIDA) da área da saúde.
Anexo, segue um resumo do que é abordado no texto (primeiro PDF – 2018_Harden 10Key Features MedEd), bem como o texto na íntegra (segundo PDF – 2018_Ten key features of the future MedEd). O professora chama a atenção para os itens 6 e 9, que foram temas centrais do nosso mais recente Simpósio da Graduação da FMRP-USP.
Artigo: Ten key features of the future medical school—not an impossible dream
Ronald M. Harden

6. A move from a mystery tour to a mapped journey
que fala da importância de deixar claro aos estudantes a relevância dos que irão aprender e como isto se correlaciona com a futura prática profissional – este item tem estreita ligação com um pedido recente feito pela CG às COCs e Coordenadores para que revisem os planos de ensino e roteiros das disciplinas sob sua responsabilidade, na tentativa de deixar mais claro o que se espera que seja aprendido e que competências são esperadas após cada experiência educacional proposta e executada no currículo do curso de graduação.
9. A move from compartmentalized assessment of learning to program-focused assessment for learning
Que propõe novas formas de organização da avaliação dos estudantes (somativa e formativa) de modo que a avaliação seja um dos principais fatores/ações que promovam aprendizagem durante a graduação.
Boa leitura!