CDDE Jr.: Curso de Desenvolvimento Docente para Pós Doutorandos – FMRP

Nos dias 03/02 e 10/02/2020, o CDDE-FMRP implementou sua mais nova iniciativa:  a realização de um curso de Desenvolvimento Docente voltado exclusivamente para os Pós Doutorandos.

Realizado com moldes similares ao Módulo Básico em Educação para as Profissões da Saúde (o qual é oferecido semestralmente aos Docentes e Preceptores FMRP e HC), o CDDE Jr., como foi chamado, possui um formato um pouco mais conciso, pois é realizado em duas semanas (um dia em cada uma), das 8h às 18h, com um intervalo de 2h de almoço.

Embora seja mais compacto em duração, o CDDE Jr. é igualmente intenso nas discussões de temas ligadas à educação e tem gerado bastante mobilização, participação e debate entre o público de Pós Doutorandos.

No primeiro dia, além das apresentações formais sobre o programa, das saudações professores convidados (Prof. Dr. Eurico de Arruda Neto – Presidente da Comissão de Pesquisa da FMRP e Profa. Dra. Maria Paula Panúncio – Vice Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FMRP) e o estabelecimento de combinados para os trabalhos em grupo, os temas abordados foram:

  • Princípios de Aprendizagem de Adultos
  • Ambiente Educacional
  • Competências em geral e na área médica/Saúde – Pirâmide de Miller
  • Conceitos de Currículo
  • Modelo SPICES de organização do Currículo
  • Alinhamento curricular: O “que” e “como” ensinar e avaliar; Introdução ao Exercício P. Miller
  • Conceito de Blueprint

Ao final do primeiro dia de curso (03/02), a grande maioria do grupo avaliou que o encontro foi bem planejado, organizado e cheio de dinâmicas que fizeram sentido na abordagem dos conteúdos. Gostaram, sobretudo, do trabalho em grupo e das atividades práticas. Destacaram também que o revezamento de falas/conteúdos apresentados por diferentes facilitadores trouxe dinamismo e interação entre os participantes, tornando o dia menos cansativo e mais produtivo.

De modo geral, sugerem que o curso contenha mais dias para dar continuidade ao aprofundamento de temas, assim como, que se mantenha essa iniciativa para outras oportunidades.

O próximo encontro ocorrerá na segunda-feira, 10/2 e promete ser tão rico quanto este!

 

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...