CDDE promove a Oficina sobre Avaliação programática e sistemas de avaliação, na UNICAMP, por meio do projeto LAG-NBME

Nos dias 24 e 25 de junho de 2019, ocorreram as novas edições da Oficina do Projeto LAG-NBME, desta vez, com os parceiros da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, em Campinas. A temática abordada foi “Avaliação programática e sistemas de avaliação nos cursos das profissões da saúde”.

Além da coordenação prioritária dos professores Valdes Bollela e Luiz E. A. Troncon, as oficinas congregaram muitos outros parceiros, tais como a professora americana Brownie Anderson (vice presidente do National Board of Medical Examiners – NBME) e os docentes da UNICAMP: Eliana Amaral, Joana Froes Bragança Bastos, Erich Vinícius de Paula e Dario Cecílio Fernandes. Contou, ainda, com o apoio e assessoria pedagógica de Rodrigo Flauzino (FMRP) e da Silvia Maria Riceto Ronchin Passeri (UNICAMP).

  

Mais de 40 participantes inscritos estiveram presentes, sendo estes representantes de todas as áreas e departamentos do Curso de Medicina, assim como uma professora do Curso de Fonoaudiologia, todos da UNICAMP. Destaca-se que a abertura do primeiro dia, contou com a presença do Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino, atual diretor da FCM-UNICAMP.

Foram dois dias de muito engajamento, participação e envolvimento do grupo nas discussões de todos os tópicos estruturados para o programa: Avaliação para aprendizagem: características de um bom modelo de avaliação; Testes de progresso; Avaliação de habilidades cognitivas; Avaliação estruturada de competências clínicas (OSCE); Avaliação nos cenários de prática profissional; Técnicas de feedback; Portfólios/tutoria acadêmica; Avaliação do estudante no curso de Medicina da Unicamp: presente e futuro.

   

A adesão foi muito boa de todo o grupo nas proposições práticas como, por exemplo, na criação de Blueprint para as disciplinas/cursos, nas situações de role-playing para aprimorar feedback e outras dinâmicas. A mobilização para refletir sobre a própria prática, bem como o interesse por conhecer mais sobre os assuntos tratados, tornaram as oficinas espaços ricos de aprendizado e crescimento profissional e pessoal!

A todos os envolvidos, especialmente aos profissionais da FCM-UNICAMP, o nosso muito obrigado!

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...