O Módulo Básico das Profissões da Saúde é um curso voltado para o desenvolvimento de docentes e preceptores da FMRP-USP, complexo HC-RP e cursos da saúde do Campus Ribeirão Preto-USP, com vistas à melhoria do processo de ensino/aprendizagem para o ensino na graduação. Sua estrutura conta com cinco encontros, com carga horária de 4 horas cada, distribuídos ao longo de cinco semanas. Os temas educacionais abordados são:
- Princípios de Aprendizagem de Adultos
- Desenho e implementação de Currículos
- Estratégias efetivas de Ensino e Aprendizagem (T&L)
- Avaliação do Estudante – habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras
- Avaliação de Programas e Gestão
Fazendo uso das melhores práticas para ensino e aprendizagem de adultos, o curso é desenvolvido na Sala de Aula Multifuncional do CDDE. Para conclusão do módulo básico com sucesso é necessário: presença nas atividades, participação nos fóruns (Moodle) e elaboração de proposta de intervenção para revisão e melhoria de suas práticas de ensino.
A Oficina tem como objetivo introduzir o uso de inteligência artificial como instrumento para auxiliar o docente na elaboração de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação nos domínios cognitivo, procedimental e atitudinal.
O objetivo da Oficina é apresentar a proposta de mentoria na formação de profissionais da saúde da FMRP, com ênfase nos referenciais teóricos que sustentam este tipo de atividade nos currículos médicos, o e-Portfolio desenvolvido para a DPP, explicação e exemplo de narrativas em medicina que é a estratégia usado na FMRP para o registro e reflexão das experiências vividas pelos estudantes. Teremos também um amplo espaço de conversa, troca e aprendizado.
Nessa oficina, o participante irá:
Refletir sobre a elaboração dos Planos de Ensino & Aprendizagem (PEA) para as disciplinas dos cursos das profissões da saúde FMRP;
Reconhecer elementos do PEA que o tornam um bom planejamento;
Compreender a importância de explorar os domínios cognitivo, procedimental e atitudinal na construção de competências para formação do estudante;
Trocar experiências entre pares sobre o PEA
Com foco no ensino como eixo estruturante, integrado à pesquisa, extensão e gestão, a oficina oferece uma oportunidade única para:
Conhecer a estrutura educacional da USP-FMRP-HCRP e suas normas.
Refletir sobre sua carreira docente, e como planejar e integrar ensino, pesquisa e extensão.
Discutir desafios cotidianos e propor soluções práticas.
Conteúdo da sanfona
Essa Oficina tem como objetivo discutir as estratégias já descritas na literatura (médica e da saúde) para avaliação de desempenho profissional nos cenários da prática profissional e devolutiva (feedback) oportuna
Essa Oficina tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre os impactos da diversidade no ambiente universitário, abordando os desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula.
A proposta é construir, de forma colaborativa, caminhos para práticas pedagógicas mais inclusivas, equitativas e alinhadas às transformações sociais e culturais que atravessam a educação superior.
Essa Oficina tem como objetivo discutir o conceito de “professor modelo”, ou seja, aquele ou aquela que influi sobre a aquisição de atributos de profissionalismo e de identidade profissional dos seus estudantes, e as características que determinam o papel exemplar do professor, incluindo aqueles necessários no contexto de uma sociedade em transformação.
A oficina também aborda medidas possíveis para que as escolas fortaleçam e abram espaço para bons modelos no seu corpo docente.
Nesta oficina serão abordadas e discutidas diferentes formas de engajamento estudantil no contexto geral da FMRP e dos seus sete cursos de graduação e o papel da representação discente na construção e manutenção de programas educacionais de excelência. Além disso, será apresentado um panorama geral do ecossistema da graduação e das boas práticas de ensino-aprendizagem e avaliação.