Relatos sobre a Oficina do CDDE Jr: conversando sobre Educação nas Profissões da Saúde com estudantes da FMRP-USP

No sábado passado, dia 22 de setembro, aconteceu a Oficina CDDE Jr: conversando sobre Educação nas Profissões da Saúde com estudantes da FMRP-USP

(Clique aqui para o relatório completo)

Tivemos 26 participantes, a maioria estudantes que representam seus colegas nas COCs, na CG e nas Comissões de Graduação dos Departamentos da FMRP-USP. Contamos também com a presença dos estudantes de pós-graduação da FMRP-USP e alguns estudantes de outras Unidades do Campus da USP-RP. Também estiveram presentes o Prof. Troncon (FMRP-USP), Prof. Valdes (FMRP-USP) e Prof. Reginaldo (Colégio FAAP-RP).

A oficina foi coordenada e conduzida pela Profa. Maria Helena Senger (Docente e Coordenadora do Curso de Medicina da PUC-SP Sorocaba) e pelo médico Ugo Caramori (Residente de Medicina de Família da UNICAMP). Os temas centrais da oficina foram “Engajamento Estudantil” e “Integração Curricular”. No primeiro, explorou-se formas mais efetivas de participação estudantil na construção de seu currículo e de seu aprendizado. Ao passo que no segundo, debateu-se possibilidades e alternativas para a construção curricular e a integração entre seus diversos componentes.

Por que o CDDE da FMRP-USP ofereceu uma oficina com este tema para os estudantes?

Durante 3º Fórum da Comissão de Graduação da FMRP-USP (que aconteceu em 9 de junho de 2018), um grupo de estudantes solicitou espaços e oportunidades para aprenderem mais sobre educação e estratégias de ensino e aprendizagem. Eles, acertadamente, entenderam que para reivindicarem melhorias no ensino de graduação seria preciso entender um pouco melhor alguns conceitos sobre currículo e boas práticas no ensino e na avaliação do estudante. Foi assim que concebemos o CDDE Junior, uma oficina direcionada para estudantes que pudesse ser uma oportunidade para conversar sobre educação nas profissões da saúde.

Quer saber mais sobre como foi o desenvolvimento da Oficina bem como as produções e avaliações dos estudantes? Clique aqui para ter acesso ao relatório completo!

Divulgação CDDEJr FINAL