Criador do OSCE Estabelece Atributos de Futuras Escolas Médicas

Um artigo recém publicado neste dia 16 outubro na revista Medical Teacher vem descrever atributos-chave na eeducação médica do futuro.
Escrito pelo reino-unidense Professor Ronald Harden, referência internacionais no tema, o artigo foi publicado pela revista acadêmica Medical Teacher,  da qual Harden é editor. Norte-Americana, esta revista mensal cobre tópicos educacionais para docentes envolvidos no treinamento de profissionais da área de saúde.
O Professor Ronald Harden foi pioneiro do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), que é utilizado mundialmente, inclusive na FMRP-USP e em provas práticas nos cursos de graduação e concursos (Residência, REVALIDA) da área da saúde.
No artigo são abordados temas que foram centrais no último Simpósio da Graduação da FMRP-USP.

A revista Medical Teacher

Artigo: Ten key features of the future medical school—not an impossible dream
Ronald M. Harden

A move from a mystery tour to a mapped journey
Fala da importância de deixar claro aos estudantes a relevância dos que irão aprender e como isto se correlaciona com a futura prática profissional – este item tem estreita ligação com um pedido recente feito pela CG às COCs e Coordenadores para que revisem os planos de ensino e roteiros das disciplinas sob sua responsabilidade, na tentativa de deixar mais claro o que se espera que seja aprendido e que competências são esperadas após cada experiência educacional proposta e executada no currículo do curso de graduação.
A move from compartmentalized assessment of learning to program-focused assessment for learning
Propõe novas formas de organização da avaliação dos estudantes (somativa e formativa) de modo que a avaliação seja um dos principais fatores/ações que promovam aprendizagem durante a graduação.
Neste link, você pode ler na íntegra o último artigo de Harden: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2018.1498613
Boa leitura!