CDDE promove Oficina Latin America Grants (LAG) sobre Avaliação Programática e Sistemas de Avaliação do Estudante na Escola Bahiana de Medicina

Nos dias 02 e 03/08 (das 8 as 18 horas), 43 professores e preceptores de prática da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) participaram da Oficina LAG (Latin America Grants) em Salvador. A Oficina foi coordenada pelos Professores Marcos C. Borges e Valdes R. Bollela da FMRP-USP e Marta Menezes, Ieda Aleluia, Sandra Brasil e Ligia Vilas boas da EBMSP.

Dentre os temas abordados nos dois dias merecem destaque: Avaliação Programática & Sistemas de Avaliação (PrAs/SyAs); Conceitos essenciais e Critérios de Qualidade na avaliação do estudante; Blueprinting – Como alinhar currículo e Avaliação do estudante?; Avaliação de habilidades cognitivas; Exames estruturados de habilidades clínicas; Avaliação no ambiente de trabalho e treinamento; Avaliação Formativa e Técnicas de feedback; Portfólios e tutoria acadêmica.

Foram dois dias de trabalho em pequenos grupos com muita reflexão e discussão sobre a avaliação do estudante nas Profissões da Saúde, no contexto da EBMSP. A divulgação da Oficina também foi publicada no site oficial da Escola Bahaina e pode ser clicando aqui ou nas imagens abaixo:

Dentre as metas deste projeto, uma das principais é chamar a atenção de professores e preceptores dos cursos para a necessidade de aumentarmos a frequência e a qualidade da avaliação formativa (com devolutiva e feedback) para os estudantes e residentes ligados aos cursos da EBMSP.

Agradecimentos: Marta, Ieda, Sandra e Ligia da EBMSP Lucia e Wladineia do CDDE; Ingrid da Secretaria de MI-CM; Josiane e Alessandra da FAEPA.